Hospital Municípal de itaituba Emitir nota de esclarecimento após boatos Corriqueiros de negligência no caso de uma Idosa que foi considerada viva por pessoas no funeral.

)pital Municipal de Itaituba vem por meio desta, esclarecer e responder a alguns questionamentos realizados nas redes sociais sobre uma suposta falha na confirmação de óbito da idosa da iniciais B.D .
A senhora das iniciais B.D, etilista de longa data, com 60 anos deu entrada na sala de emergência do Hospital Municipal de Itaituba por volta de 15h, trazida pelo corpo de bombeiros, com acompanhante apresentando sinais visíveis de embriaguez alcoólica. A Idosa estava em hipotensão (Pressão próxima a zero), com febre alta, inúmeras lesões por pressão (escaras), com higiene bem comprometida e inconsciente há 2 dias em casa (segundo o marido) fato esse comprovada pela medica plantonista . Foi prontamente atendida culminando com sua internação após 2 h na sala de Emergência.
Durante a internação a idosa respondia pouco a terapêutica mantendo sempre a inconsciência e na maioria das vezes sem acompanhante ou familiar próximo. Por volta de 3:22h do dia 15/08/2017 evolui para uma PCR (parada cardiorespiratória) , realizado então as manobras de ressuscitação cardiopulmonar: compressões torácicas, ventilação mecânica e administração de adrenalina, mas sem êxito. Foi constatado então o óbito pela médica plantonista as 3:45h, sendo liberada então para o serviço funeral.
As 15h do dia 15/08/2017 começam a circular áudios, vídeos e comentários em redes sociais questionando condutas e até acusando profissionais de imperícia e negligência. Foi então que, de forma solidaria, deslocamos a equipe do SAMU mais dois médicos, que foram em horários distintos, para novamente constatar o óbito. Ambos, comprovaram a ausência de sinais vitais ( sem Pressão arterial, sem movimentos respiratórios, temperatura baixa e sem frequência cardíaca).
Sobre os fenômenos veiculados nas redes sociais: ausência do rigor mortis (enrijecimento do corpo) e espasmo musculares involuntários, são situações que embora raras ocorrem devido a fatores ambientais e metabólicas de cada organismo.

FOMTE: EDSON JR. COM INFORMAÇÕES DA ASCOM/HMI

Postar um comentário

0 Comentários