"Mundo Curioso" Oque é maçonaria?

A maçonaria sempre foi e sempre vai ser motivo de muita curiosidade, isso porque o grupo é fechado, só pessoas convidadas podem participar e não podem sair falando por ai o que acontece lá dentro. Por esse motivo muita coisa parece a respeito, alguns falam que a maçonaria tem relações com o satanismo, o que não é verdade. Conheça um pouco mais sobre a maçonaria, para não correr o risco de ser enganado ou sair falando inverdades por ai.

Essa sociedade secreta é bem antiga, não se sabe ao certo quando surgiu, alguns dizem que a maçonaria apareceu na época dos templários, outros já afirmam que surgiu antes de Cristo. Atualmente existem cerca de 6 milhões de homens maçons no mundo, aqui no Brasil são cerca de 150 mil maçons. Muitas pessoas pensam que a maçonaria é uma religião, mas não é, eles não tem distinção de raça, religião, posição social e ideário político. Eles acreditam em Deus como o grande arquiteto do universo.

Só homens são aceitos na maçonaria, mas existem reuniões de mulheres ligadas a maçonaria, mulheres casadas com maçom. É uma espécie de fraternidade, mas não são reuniões fechadas. Já as crianças têm uma sociedade iniciática ligada a maçonaria:

Demolay – Os meninos participam, qualquer criança na idade de 12 a 21 anos pode participar, não precisa ser filho de maçom, mas essa criança precisa ser convidada por um maçom.

Filhas de Jó – As meninas participam, qualquer menina na idade de 11 a 20 anos pode participar, mas também precisam ser convidadas por um maçom.
Depois que os meninos completam 21 anos eles saem e não são iniciados na maçonaria, para entrar ele precisa ser convidado, independente de ter participado do Demolay. Uma curiosidade é que o nome Demolay é o sobrenome do último cavaleiro templário.

Como entrar?

Como foi dito, o homem precisa ser convidado por um maçom para entrar, mas não é tão simples, depois que a pessoa é convidada ela passa por uma série de etapas para ser realmente aceito. Nessas etapas eles analisam várias áreas, visitam a família e outros maçons conversam com o homem convidado para saber qual a real intenção ao entrar.  Se passar por todas as etapa é iniciado.

A iniciação é diferente em cada rito maçônico, existem vários como, por exemplo, o rito escocês antigo e aceito e o rito brasileiro. O homem iniciado agora é um maçom e como existem vários ritos, ele pode ou não subir de grau. O rito escocês antigo e aceito, bem comum no Brasil, tem 33 graus, sendo que os três primeiros são obrigatórios.

A maçonaria na história do Brasil

Como já foi dito a maçonaria é bem antiga e por isso ela está presente em vários cenários históricos. Muitos homens importantes fizeram e fazem parte dessa sociedade, na independência brasileira, por exemplo, eles ajudaram e foram importantes para criar a uma nova politica. Claro que não foram eles que declararam a independência, pois ela foi feitas por muitos, muitos lutaram por ela, mas a ordem maçônica contribuiu bastante.

José Bonifácio e Joaquim Gonçalvez lideraram os maçons discutindo a melhor forma como a independência deveria ser conduzida. Mas isso não aconteceu apenas nessa época, até hoje eles tem contribuído de alguma forma para a melhora do país.

Postar um comentário

0 Comentários