São Francisco é o campeão da Taça Estado do Pará

Uma noite para ficar na história. O São Francisco sagrou-se na noite deste domingo (24), campeão do returno do Campeonato Paraense de Futebol e levantou a Taça Estado do Pará ao vencer, pelo placar de 3 a 0, o time do Cametá. O jogo foi realizado no estádio Colosso do Tapajós, em Santarém, no oeste do Pará. Mais de 6 mil torcedores assistiram o time azulino golear o Mapará e garantir, além do título do segundo turno, as vagas para a Série D do Brasileirão 2016/2017 e da Copa do Brasil do próximo ano. De quebra, com a vitória, ainda ajudou o maior rival, o São Raimundo, a ficar com a vaga para a Série D e Copa do Brasil. Os gols da vitória do Leão foram marcados por Juninho e Elielton no primeiro tempo, e Paulo Rafael, de pênalti, na etapa final da partida. O São Francisco decidirá o título do Parazão 2016 contra o Paysandu, campeão do primeiro turno, no próximo dia 8 de maio, no estádio Mangueirão, em Belém.

Quem esperava que o jogo contra o Cametá fosse difícil e equilibrado assistiu a uma partida de um time só. Desde o início do primeiro tempo, os donos da casa impuseram o ritmo do jogo, não dando muito espaço para os visitantes. O esquema montado pelo treinador Walter Lima neutralizou as armações e ataques do Mapará. Por outro lado, os azulinos sobravam em campo e antes dos 10 minutos iniciais, já haviam ameaçado a meta do goleiro Evandro. Até sair o primeiro gol, o Leão criou as melhores jogadas com Elielton e Balotelli sempre perigosos na frente. Na zaga, Perema, Douglas, Carlinho e Andrey não davam chances para os atacantes do Cametá. Aos 19 minutos Juninho abre o marcador para o São Francisco, aproveitando uma cobrança ensaiada de falta. Samuel escorou e o meia chutou forte de fora da área, marcando um golaço. Levando a nação azulina à loucura. Aliás, a torcida foi um espetáculo à parte. O Colosso do Tapajós estava todo de azul e branco para presenciar talvez a melhor partida do Leão na competição até aqui. Antes de encerrar a primeira etapa, veio o segundo gol. Aos 38 minutos, Elielton, considerado por muitos, o melhor jogador da partida, recebeu na entrada da área, driblou dois adversários e chutou forte, sem chance para Evandro. Um belíssimo gol que levou os torcedores ao delírio.

Na volta para o segundo tempo, esperava-se que o Cametá fosse pra cima do Leão para tentar reverter o resultado. E foi, porém, sem muito perigo para a meta de Paulo Rafael. A defesa azulina estava bem posicionada e não deu chance para os atacantes adversários. No contra-ataque, o São Francisco era bastante perigoso, hora pela direita, hora pela esquerda, sempre em jogadas rápidas com Elielton, Balotelli, Samuel e Rodrigo Santarém. Apesar de dominar a partida também no segundo tempo, o Leão não conseguia marcar o terceiro. O gol que selaria de vez a vitória azulina veio aos 23 minutos. Numa jogada dentro da área do atacante Balotelli, o zagueiro Renan desarma o adversário, mas coloca a mão na bola. O árbitro Benedito Pinto da Silva bem posicionado não teve dúvida e assinalou o pênalti para os azulinos.

O goleiro Paulo Rafael foi para a cobrança e marcou: 3 a 0! A partir daí o São Francisco passou a administrar o resultado e jogar nos contra-ataques. Aos 31 minutos, Waltinho tira Balotelli e coloca Guilherme Neves, que quatro minutos depois protagonizaria o lance mais inacreditável da partida. Praticamente sem goleiro, ele chutou por cima da trave, perdendo um gol feito! O atacante ainda perderia outro gol depois ao passar da bola num cruzamento da esquerda para a meta de Evandro.

A partir daí, o Leão ficou apenas tocando bola e esperando pelo apito final que veio aos 47 minutos. São Francisco, legítimo campeão do returno do Parazão.

O torcedor permaneceu até a entrega da taça aos atletas em agradecimento pela boa partida que o time fez diante do Cametá.

O São Francisco jogou e venceu com Paulo Rafael, Andrey, Carlinhos Rocha, Perema e Andrelino; Douglas, Rodrigo Santarém, Juninho (Samuel Santos) e Samuel; Balotelli (Guilherme Neves) e Elielton.

De acordo com a Federação Paraense de Futebol, o jogo entre São Francisco e Cametá teve renda de R$ 102.530,00 para um público pagante de 5.254 torcedores.

O total de pessoas no Colosso do Tapajós foi de 6.326, sendo que 1072 não pagaram ingresso.

Comentários

  1. Bom Caro companheiro eu sou Edson Júnior, essa matéria foi publicada por um dá minha equipe bom acaso ele não fez o devido procedimento não publicou seu nome.
    Em nome dos mais de 15 mil leitores do Blogue Edson Júnior eu peço desculpas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ITAITUBA//PA: NA TARDE DESTE DOMINGO GU CORPO DE BOMBEIRO ACHAM O JOVEM DESAPARECIDO EM RIO.

Homem e alvejado a tiros em Santarém