São Francisco é o campeão da Taça Estado do Pará

Uma noite para ficar na história. O São Francisco sagrou-se na noite deste domingo (24), campeão do returno do Campeonato Paraense de Futebol e levantou a Taça Estado do Pará ao vencer, pelo placar de 3 a 0, o time do Cametá. O jogo foi realizado no estádio Colosso do Tapajós, em Santarém, no oeste do Pará. Mais de 6 mil torcedores assistiram o time azulino golear o Mapará e garantir, além do título do segundo turno, as vagas para a Série D do Brasileirão 2016/2017 e da Copa do Brasil do próximo ano. De quebra, com a vitória, ainda ajudou o maior rival, o São Raimundo, a ficar com a vaga para a Série D e Copa do Brasil. Os gols da vitória do Leão foram marcados por Juninho e Elielton no primeiro tempo, e Paulo Rafael, de pênalti, na etapa final da partida. O São Francisco decidirá o título do Parazão 2016 contra o Paysandu, campeão do primeiro turno, no próximo dia 8 de maio, no estádio Mangueirão, em Belém.

Quem esperava que o jogo contra o Cametá fosse difícil e equilibrado assistiu a uma partida de um time só. Desde o início do primeiro tempo, os donos da casa impuseram o ritmo do jogo, não dando muito espaço para os visitantes. O esquema montado pelo treinador Walter Lima neutralizou as armações e ataques do Mapará. Por outro lado, os azulinos sobravam em campo e antes dos 10 minutos iniciais, já haviam ameaçado a meta do goleiro Evandro. Até sair o primeiro gol, o Leão criou as melhores jogadas com Elielton e Balotelli sempre perigosos na frente. Na zaga, Perema, Douglas, Carlinho e Andrey não davam chances para os atacantes do Cametá. Aos 19 minutos Juninho abre o marcador para o São Francisco, aproveitando uma cobrança ensaiada de falta. Samuel escorou e o meia chutou forte de fora da área, marcando um golaço. Levando a nação azulina à loucura. Aliás, a torcida foi um espetáculo à parte. O Colosso do Tapajós estava todo de azul e branco para presenciar talvez a melhor partida do Leão na competição até aqui. Antes de encerrar a primeira etapa, veio o segundo gol. Aos 38 minutos, Elielton, considerado por muitos, o melhor jogador da partida, recebeu na entrada da área, driblou dois adversários e chutou forte, sem chance para Evandro. Um belíssimo gol que levou os torcedores ao delírio.

Na volta para o segundo tempo, esperava-se que o Cametá fosse pra cima do Leão para tentar reverter o resultado. E foi, porém, sem muito perigo para a meta de Paulo Rafael. A defesa azulina estava bem posicionada e não deu chance para os atacantes adversários. No contra-ataque, o São Francisco era bastante perigoso, hora pela direita, hora pela esquerda, sempre em jogadas rápidas com Elielton, Balotelli, Samuel e Rodrigo Santarém. Apesar de dominar a partida também no segundo tempo, o Leão não conseguia marcar o terceiro. O gol que selaria de vez a vitória azulina veio aos 23 minutos. Numa jogada dentro da área do atacante Balotelli, o zagueiro Renan desarma o adversário, mas coloca a mão na bola. O árbitro Benedito Pinto da Silva bem posicionado não teve dúvida e assinalou o pênalti para os azulinos.

O goleiro Paulo Rafael foi para a cobrança e marcou: 3 a 0! A partir daí o São Francisco passou a administrar o resultado e jogar nos contra-ataques. Aos 31 minutos, Waltinho tira Balotelli e coloca Guilherme Neves, que quatro minutos depois protagonizaria o lance mais inacreditável da partida. Praticamente sem goleiro, ele chutou por cima da trave, perdendo um gol feito! O atacante ainda perderia outro gol depois ao passar da bola num cruzamento da esquerda para a meta de Evandro.

A partir daí, o Leão ficou apenas tocando bola e esperando pelo apito final que veio aos 47 minutos. São Francisco, legítimo campeão do returno do Parazão.

O torcedor permaneceu até a entrega da taça aos atletas em agradecimento pela boa partida que o time fez diante do Cametá.

O São Francisco jogou e venceu com Paulo Rafael, Andrey, Carlinhos Rocha, Perema e Andrelino; Douglas, Rodrigo Santarém, Juninho (Samuel Santos) e Samuel; Balotelli (Guilherme Neves) e Elielton.

De acordo com a Federação Paraense de Futebol, o jogo entre São Francisco e Cametá teve renda de R$ 102.530,00 para um público pagante de 5.254 torcedores.

O total de pessoas no Colosso do Tapajós foi de 6.326, sendo que 1072 não pagaram ingresso.

Postar um comentário

0 Comentários