Pré-carnaval 2016 inicia no dia 1º de janeiro em Óbidos, PA

Carnaval em Óbidos é um dos mais tradicionais do oeste do Pará

A programação de carnaval em Óbidos, oeste do Pará,  inicia no dia 1º de janeiro com o pré-carnaval. O esquenta para o período carnavalesco continua até 1º de fevereiro.
De acordo com a prefeitura de Óbidos, no primeiro dia do pré-Carnapauxis terá a descida dos blocos “Pai da Pinga” e “Vai ou Raxa”. Nos dias seguintes a programação contará com os blocos “Mirim” e “Serra da Escama” (03/01), “Águia Negra” (10/01), “Xupa Osso” (17/01), “Unidos do Morro” (24/01) e “Bloco das Virgens” (31/01).
A partir do dia 4 de janeiro, todas as segundas-feiras o “Pai da Pinga realizará o tradicional arrastão com saída da Praça de Santa Terezinha. A saída final do bloco será no dia 1º de fevereiro, encerrando o pré-carnaval.
Característica marcante da festa são os foliões que percorrem as ruas da cidade caracterizados com máscaras, macacões estampados
O Carnapauxis é conhecido como um dos melhores carnavais de rua da região norte e todos os anos atrai um grande número de turistas tanto para o pré-carnaval, quanto para a festa oficial.
A característica  marcante da festa são os foliões que percorrem as ruas da cidade caracterizados com máscaras artesanais ou compradas; macacões confeccionados a partir de tecidos, obrigatoriamente estampados e apito.
O evento acontece na Praça do Sesquicentenário, mas que nesse período se transforma no Fobódromo em homenagem ao “Mascarado Fobó”, personagem folclórico.
Segundo a organização, este ano o Carnapauxis inicia no dia 3 de fevereiro com o bloco “Vai ou Raxa”. A programação seguirá com o bloco “Mirim” (04/02), “Serra da Escama” (05/02), “Águia Negra” (06/02), “Xupa Osso” (07/02), “Unidos do Morro” (08/02) e “Bloco das Virgens” (09/02).
Reunião para definir esquema de segurança e reordenamento do trânsito no Carnapauxis 2016
Reunião definiu esquema de segurança e
reordenamento do trânsito para o
Segurança
Com o calendário do Carnapauxis 2016 definido a prefeitura de Óbidos começou a montar o esquema de segurança e ordenamento do trânsito para o evento, durante uma reunião realizada na sexta-feira (11).
Na reunião foi debatida a interdição das vias do entorno da Praça do Sesquicentenário, bem como a definição dos pontos de táxi e mototáxis autorizados pelo município.
De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), está sendo montado um cronograma para interdição em pontos estratégicos para assegurar a segurança dos brincantes na praça. Pontos autorizados de táxi e mototáxi devem ser colocados na Travessa Lauro Sodré e na Avenida Dom Floriano. Ainda segundo o órgão, a prefeitura deve realizar o credenciamento dos taxistas e mototaxistas autorizados que poderão trabalhar dentro da área demarcada pela coordenação do Carnapauxis.
Segundo a prefeitura, a Polícia Civil (PC) atuará com reforço nas escalas do plantão 24 horas durante os dias de pré-carnaval e do carnaval oficial. Já a Polícia Militar (PM), que atualmente conta com um efetivo de 31 militares, solicitou um reforço de 60 policiais para garantir a segurança dos foliões durante o Carnapauxis.

Postar um comentário

0 Comentários