Representantes dos garimpeiros da região oeste do Pará se reuniram com alto escalão do governo Bolsonaro e receberam respaldo inédito



Representantes dos garimpeiros, que atuam em exploração de ouro em áreas da floresta nacional do Crepori, no Pará, receberam um inédito respaldo do Governo Federal, ao se reunir com várias autoridades do primeiro escalão do Planalto. 

Entre elas estavam o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e do Meio Ambiente, Ricardo Salles. O grupo conseguiu o encontro em Brasília, realizado nesta segunda-feira, 16 de setembro, após bloquear, na semana passada, trecho paraense da rodovia BR-163. Protestavam contra a atuação de fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), do Instituto Chico Mendes (ICMbio) e agentes da Força Nacional. A ação dos fiscais, feita uma semana antes do bloqueio, terminou com a queima de retroescavadeiras e maquinários usados pelos invasores, uma prerrogativa legal que os agentes de fiscalização possuem. Os garimpeiros agora pressionam Salles para rever essa lei e punir os servidores.



Em conversa com Secretário da Semma de Itaituba Bruno Rolim Ficou definido que dia 02 de outubro o governo reunirá novamente com os representantes dos garimpeiros da região para apresentar medidas que serão adotadas assim algumas reivindicações que foram apresentadas estaram  sendo colocadas em prática até o dia da segunda reunião.


Postar um comentário

0 Comentários